Baleias Bitcoin. Alan T. Norman
Mundo
Tradutor: Duda Junqueira Machado
Copyright © 2018 pelo Alan T. Norman. Todos os direitos reservados.
Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, distribuída ou transmitida por qualquer forma ou por qualquer meio, incluindo fotocópia, gravação ou outros meios eletrônicos ou mecânicos, sem autorização prévia e por escrito do editor, exceto no caso de breves citações disponibilizadas em resenhas críticas e alguns outros usos não comerciais, permitidos pela lei de direitos autorais.
Prefácio
Se você, meu amigo, está lendo estas falas, devo estar morto …
Brincadeirinha). É uma maneira positiva de eu decidir começar minha história sobre um dos maiores Batmen do nosso tempo. Sem as maiores descobertas deste homem milagroso, eu não escreveria estas coisas agora e você, portanto, não as leria (por alguma razão, o espírito de Richard Pryor ainda não me deixa :-) Bem, nós podemos discutir questões sérias coisas com um tom bem-humorado, pois todas as piadas contêm alguma verdade, e nossa "piada" tem muita, mesmo não comprovada, mas, ainda assim, verdade. Então coloque seus óculos engraçados cor de rosa e vamos sair em uma jornada sob o lema "Inteligência".
Meus livros anteriores (que você leu, espero) foram dedicados à Blockchain, Bitcoin, negociação de criptomoedas, hackers e outros papos.
E uma bela noite, enquanto bebia rum dominicano junto à lareira, surgiu uma idéia brilhante: parar de torturá-lo com coisas complicadas e começar a escrever sobre coisas simples. Ou seja, sobre a pessoa mais comum que fez um negócio nada comum – ele inventou o protocolo da primeira criptomoeda. Todo cachorro no meu bairro e no seu sabe muito bem o nome deste homem. Vamos falar sobre Satoshi Nakamoto.
E aqui, pessoal, a história mais interessante começa: apesar do fato de até sua avó saber o nome deste cara, ninguém nunca o viu. Mas espere: você o viu pessoalmente? Não? Nem eu! Este Satoshi simplesmente aparece do nada, faz bem para você e para mim (afinal, a Bitcoin é boa, certo?) e, silenciosamente, retorna a si mesmo, para o outro mundo. É difícil entender por que ele prefere sentar no banco de trás, e não descansar sobre os louros e aproveitar a glória.
Ele podia, pelo menos, ganhar mais seguidores no Instagram ou YouTube, e anunciar algum tipo de creme dental, não podia?
De qualquer forma, a identidade de Satoshi Nakamoto ainda não foi revelada, e tenho certeza de que esta história parece um pouco chata para você. Como adoro cutucar merda desde a minha mais tenra infância (quero dizer, "esclarecer as questões difíceis de serem respondidas"), decidi fazer algumas perguntas sobre esta questão também. Se você é do mesmo tipo de cara inquieto, como eu, então vamos fuçar juntos nessas merdas (riscadas) de teorias da conspiração. E nossa jornada parece muito excitante, acredite em mim.
Para não deixar você cansado com as histórias sobre apenas um homem, decidi também contar sobre minha investigação a respeito de algumas manipulações e sacanagens no mercado de criptomoedas (sim, mano, você leu corretamente – manipulações e sacanagens). Todos eles mentem – começando nas bolsas de valores e terminando com uma criptomoeda específica. Seja paciente, você descobrirá tudo.
A pessoa criativa dentro de mim não quer transformar estes rabiscos em um trabalho sem talento, então, estruturei minha investigação no gênero "Peça".
Mais adiante descobriremos o número de atos, e, agora, posso apresentar a você o elenco de personagens:
● O próprio Sr. Satoshi Nakamoto
● Geeks, que criaram a Blockchain com fé em um futuro brilhante
● Eggheads, que abriram as primeiras bolsas centralizadas para moeda descentralizada (soa como um trava-língua, não é?)
● Negociantes de HFT, que descobriram uma nova criptomoeda mundial
● Bancos, que aprenderam a resolver seus problemas (longe da Blockchain), usando criptomoeda
● Mercado de Balcão (OTC Dealers) e sua capacidade de economizar dinheiro de figurões
Então, pegue sua pipoca, fique a vontade e vamos!
Capítulo 1: Satoshi Nakamoto, deixe-me ver você!
Como tudo começou…
O projeto chamado Bitcoin foi criado em 2009 por um certo Satoshi Nakamoto (ou por um grupo de pessoas sob o pseudônimo Satoshi Nakamoto). Este homem simplesmente postou os materiais informativos na rede em que descreveu, em detalhes, sua moeda descentralizada. Mais tarde, ele também abriu a primeira carteira de criptomoedas e lançou a rede propriamente dita.
Embora Satoshi Nakamoto seja chamado de criador da Bitcoin, vale a pena notar que 90% do desenvolvimento neste campo tinha sido feito por outras pessoas antes dele. No entanto, Satoshi ficou em primeiro lugar em:
1. Nome da Bitcoin
2. A ideia do uso da Bitcoin
No início de sua existência, era muito fácil minerar Bitcoin, não custando quase nada. Qualquer um poderia instalar o software apropriado e "criar" centenas ou até milhares de Bitcoin para si mesmo. Em um momento tranquilo, ninguém pensou que a Bitcoin chegaria a quase US $ 20.000, em um distante 2017. E como essas pessoas não podiam mergulhar no futuro, eles estavam desperdiçando suas Bitcoin para todos os lados. Basta mencionar a história de um cara americano, que comprou duas deliciosas pizzas por BTC 10.000. Oh, gostoso)) O cara se deliciou com pizzas no valor de vários milhões de dólares, a preços atuais! Mas essa é uma outra história.
Bitcoin começou com afirmações muito incisivas. Vamos lembrar delas (ou comemorar, LOL):
● Descentralização: a incapacidade de qualquer um de influenciar a moeda de qualquer maneira
● Irreversibilidade das transações: ninguém é capaz de cancelar ou bloquear transações
● Anonimato: é quase impossível estabelecer a identidade de uma pessoa que cometeu esta ou aquela transação
● Disponibilidade de criptomoeda para iniciantes: por exemplo, a emissão de criptomoedas ocorre através de cálculos de computador, de modo que qualquer pessoa que tenha um computador mais ou menos normal pode criar um pouco de criptomoeda para si mesmo.
Então, o que temos hoje, em suma, e quem realmente está por trás de todas as sonoras promessas para a humanidade?
O interesse da sociedade no criador da Bitcoin aumentou em sincronia com o crescimento da popularidade da criptomoeda, mas a resposta final à pergunta "Quem é este Satoshi Nakamoto?" e se ele existe, ainda não foi encontrado. Tudo o que sabemos sobre o desenvolvedor da Bitcoin é seu apelido no site. O usuário estava ativo através de um sistema de servidores proxy, permitindo preservar o anonimato da conexão de rede. O perfil também indicou a informação de que o usuário morava no Japão e, na época, completou 37 anos.
Para clarificar a imagem deste homem fantasma, usarei dois artigos pessoais de memórias dele (ele queria ser famoso, você vê). Portanto, expresso formalmente minha gratidão ao Sr. Nakamoto pelas informações fornecidas, o que ajudou muito na minha investigação. Para mim, não era apenas um conjunto de letras, mas alimento para o pensamento, de verdade .
Então, sério, irmão, tá demais!
Então, todo o material que você lerá abaixo é baseado em apenas duas fontes:
● Bitcoin Whitepaper (um artigo de Satoshi Nakamoto, publicado em 2009)
●
Excluirei destas fontes informações chatas, como o algoritmo SHA-256; este livro não é sobre essas coisas obscuras, então galera, não se preocupe, sirvam uma taça