Estágios do desenvolvimento da humanidade. Андрей Тихомиров
na era Paleolítica, ou Idade da Pedra Antiga, quando as ferramentas eram produzidas lascando pedras, e na era Neolítica, ou Idade da Pedra Nova, quando as ferramentas de pedra começaram a ser polidas.
Em 1871, foi publicado o livro de Charles Darwin "The Descent of Man", onde, usando uma enorme quantidade de material factual (dados de anatomia, fisiologia, zoologia, paleontologia, arqueologia, geografia), foi provado que o homem se separou do mundo animal e aparentemente teve ancestrais comuns com os macacos antropóides modernos. Isso significa que tanto a aparência externa das pessoas quanto sua psique nem sempre foram as mesmas que são agora, mas mudaram, passaram por estágios sucessivos em sua evolução.
As ideias de Darwin, assim como as ideias anteriores de Boucher de Perthes, Schmerling e seus apoiadores, encontraram tanto oponentes ferozes quanto seguidores fervorosos. Entre estes últimos estava o médico holandês Eugene Dubois. Inspirado pela força lógica da interpretação de Darwin sobre a linhagem da humanidade, ele decidiu procurar um estágio intermediário entre o macaco e o homem, e na ilha de Java, no início da década de 1890, ele encontrou os ossos de uma criatura fóssil que combinava as características do homem e do macaco, Pithecanthropus, que em grego significa "homem-macaco". Os cientistas puderam julgar outro estágio no processo de desenvolvimento humano pelos restos mortais do homem de Neandertal (nomeado em homenagem à cidade de Neandertal na Alemanha, onde a primeira descoberta foi feita em 1856). O homem de Neandertal estava mais próximo do homem moderno do que Pithecanthropus e Sinanthropus (homem chinês), cujos restos ósseos foram encontrados em abundância durante escavações perto de Pequim (Zhoukoudian) no final da década de 1820. O aparecimento de pessoas primitivas e vestígios de sua atividade laboral em si ainda são são insuficientes para reconstruir um quadro completo da origem da humanidade.
É necessário saber quais conexões e relacionamentos existiam entre indivíduos individuais.
nós, transformando sua totalidade em uma sociedade de pessoas, em uma sociedade humana.
Até mesmo pensadores antigos notaram a diferença entre os costumes dos povos vizinhos ("bárbaros") e o modo de vida que dominava a sociedade antiga. Na era das grandes descobertas geográficas, os europeus entraram em contato com um mundo ainda mais surpreendente de tribos e povos que estavam ficando para trás em seu desenvolvimento. A coleta e generalização de informações sobre esses povos "primitivos" abriram a possibilidade de reconstruir a vida social da humanidade antiga. A tentativa mais bem-sucedida nessa direção foi o trabalho do etnógrafo e historiador americano Lewis Henry Morgan, "Ancient Society" (1877). Ele mostra o papel importante da propriedade coletiva tanto na vida produtiva quanto na organização familiar-conjugal e em outras esferas da vida na sociedade primitiva. A "célula" inicial e básica da estrutura social era o clã, primeiro materno, depois paterno.
Assim, no século XIX, os contornos mais importantes do quadro surgiram, permitindo-nos imaginar o surgimento e o desenvolvimento inicial da humanidade. Na generalização dos fatos acumulados e no desenvolvimento da metodologia de pesquisas posteriores no campo da história primitiva, o papel mais importante pertence às obras de Engels “O Papel do Trabalho no Processo de Transformação do Macaco em Homem” (1873-1876) e “A Origem da Propriedade Privada e do Estado” (1884), que fornecem uma interpretação dialético-materialista consistente dos processos de origem do homem e da sociedade. F. Engels mostrou que esses processos eram baseados no desenvolvimento de forças produtivas e relações de produção. O trabalho, escreveu Engels, é a primeira condição fundamental de toda a vida humana, e a tal ponto que, em certo sentido, devemos dizer: o trabalho criou o próprio homem. Além disso, Engels enfatiza o papel estimulante na antropogênese da fala articulada – um meio específico de comunicação entre indivíduos, característico apenas da sociedade humana.
Конец ознакомительного фрагмента.
Текст предоставлен ООО «Литрес».
Прочитайте эту книгу целиком, купив полную легальную версию на Литрес.
Безопасно оплатить книгу можно банковской картой Visa, MasterCard, Maestro, со счета мобильного телефона, с платежного терминала, в салоне МТС или Связной, через PayPal, WebMoney, Яндекс.Деньги, QIWI Кошелек, бонусными картами или другим удобным Вам способом.