Jejum Intermitente. Alexis Horton
Quando você está em jejum, os níveis de açúcar no sangue geralmente caem. A pele responde favoravelmente aos baixos níveis de açúcar no sangue, melhorando a elasticidade e mantendo as rugas sob controle. Um nível alto de açúcar no sangue é conhecido por deixá-lo pálido e enrugado.
O jejum pode aumentar sua expectativa de vida, mesmo de uma perspectiva indireta. Por exemplo, o jejum pode desenvolver seu senso de autocontrole, melhorar sua disciplina e até aumentar sua criatividade. Estes recursos imateriais são muito necessários para sobreviver no mundo real.
Função Cerebral Aprimorada
O jejum faz com que o corpo destrua suas células fracas em um processo conhecido como autofagia. Um dos principais benefícios da autofagia é a redução da inflamação. Além disso, a autofagia abre caminho para células corporais novas e saudáveis. A autofagia promove a neurogênese, que é a criação de novas células cerebrais.
O jejum permite que o corpo esgote os açúcares do sangue e, uma vez que o corpo deve continuar a operar para não se desligar, o corpo se volta para uma fonte de energia alternativa: as gorduras. Com a ajuda do fígado, os corpos cetônicos são produzidos para fornecer energia ao cérebro. Os corpos cetônicos são uma fonte de energia muito mais limpa e confiável do que os carboidratos. Os corpos cetônicos são conhecidos por atenuar os efeitos de doenças inflamatórias como a artrite.
O jejum promove alta sensibilidade à insulina. Desta forma, o corpo usa menos insulina para converter açúcares em energia. Alta sensibilidade à insulina significa que o corpo enviará sinais precisos quando se trata de informar o hospedeiro sobre fome ou saciedade.
O jejum aumenta a produção de BDNF (Brain-Derived Neurotrophic Factor - NT: Fator neurotrófico derivado do cérebro), que desempenha um papel crítico na melhoria da neuroplasticidade. E, assim, mais recursos são direcionados às funções do cérebro. O BDNF é responsável por aumentar áreas como memória, aprendizado e emoções.
O jejum superalimenta sua mente. Ele o faz facilitando a criação de novas mitocôndrias. E como as mitocôndrias são as usinas de energia de nossos corpos, a produção de energia aumenta. Este aumento de energia e recursos faz com que o cérebro funcione em um nível muito superior e produza resultados perfeitos.
Força e Agilidade Aprimoradas
Quando você pensa em uma pessoa considerada forte e ágil, sua mente pode imaginar um indivíduo bem musculoso com veias salientes no pescoço. Força e agilidade se resumem em prática e mais prática. A maneira mais fácil de desenvolver agilidade e força é, obviamente, treinando fisicamente e seguindo uma rotina até que seu corpo se adapte.
Você deve treinar todos os dias para ser tão forte e ágil quanto gostaria. Além disso, você deve ter cuidado especial com seus hábitos alimentares. Os atletas profissionais seguem uma dieta aprovada por seus médicos por uma razão. Quando se trata de desenvolver força e agilidade, nada se compara à combinação de exercícios e uma dieta perfeita.
Mas, além de preencher estes dois requisitos, o jejum também tem o seu lugar. Você sabia que pode ampliar sua força e agilidade com o jejum?
O jejum provoca o corpo a secretar o hormônio do crescimento humano. Este hormônio melhora o desenvolvimento dos órgãos e até o crescimento muscular. Portanto, quando você jejua, o hormônio HGH pode ser secretado e amplificará os efeitos de seus exercícios e dieta, tornando-o muitas vezes mais forte e ágil.
O jejum irá promover a renovação das células do corpo e, assim, diminuir os efeitos da inflamação. Quando você faz exercícios físicos, está basicamente machucando e prejudicando as células do seu corpo. Portanto, ao jejuar, você permitirá que seu corpo destrua as células fracas e dê espaço para novas células, por meio da biogênese.
Além disso, o jejum ajuda muito a melhorar suas habilidades motoras, fazendo você andar com a graça de um gato, com as partes do seu corpo flexíveis.
Sistema Imunológico Melhorado
O sistema imunológico é responsável por defender o corpo contra organismos vetores de doenças. Quando um organismo estranho entra em seu corpo e este o considera prejudicial, o sistema imunológico imediatamente entra em ação.
Alguns dos métodos sugeridos para melhorar o sistema imunológico incluem dieta balanceada, sono de qualidade, melhoria da saúde mental e exercícios físicos.
O jejum é um método discreto de estimular o sistema imunológico.
Em uma pesquisa conduzida por cientistas da University of Southern California, descobriu-se que o jejum aumentava o rejuvenescimento do sistema imunológico. Especificamente, novos glóbulos brancos foram formados, fortalecendo o sistema de defesa do corpo.
A regeneração do sistema imunológico é especialmente benéfica para pessoas que têm um mecanismo fraco de defesa do corpo - ou seja, idosos e doentes. Esta pode ser, provavelmente, a razão pela qual um animal na natureza reage à doença abstendo-se de comer.
No mesmo estudo, foi demonstrado que existe uma correlação direta entre o jejum e a diminuição dos elementos radicais no corpo. A biogênese celular foi responsável pela erradicação da inflamação. Além disso, um sistema imunológico reabastecido desencorajou o crescimento de células cancerosas.
Dependendo de quanto tempo você faz jejum, o seu corpo vai, em um determinado momento, ficar sem açúcares, e se voltará, então, para seus reservatórios de gordura como fonte de energia para suas muitas funções fisiológicas. As gorduras são uma fonte de energia muito mais limpa, estável e cheia de recursos do que os açúcares jamais serão.
Portanto, contando com essa gordura-energia, o sistema imunológico tende a funcionar em um nível ideal.
Funções Fisiológicas Otimizadas
Estas são algumas das funções fisiológicas do corpo: suor, evacuação, regulação da temperatura, urinar e resposta a estímulos.
Em uma pessoa saudável, todas as funções fisiológicas devem ser contínuas, mas isso não pode ser dito para a maioria de nós porque nosso estilo de vida atrapalha.
Então, da próxima vez que você correr para o banheiro com a intenção de fazer o número dois e acabar passando meia hora lá, você pode querer dar uma olhada no que está comendo.
O jejum é um ótimo método para otimizar suas funções fisiológicas. Quando você segue uma programação normal de alimentação, seu corpo está sob tensão constante para continuar digerindo os alimentos - um processo que consome muitos recursos. Mas quando você faz jejum, a energia que teria sido usada para digerir os alimentos será agora canalizada para outras funções críticas. Por exemplo, o corpo pode agora começar a se livrar dos radicais que promovem a indigestão, ou melhorar o sistema circulatório do sangue, ou mesmo dedicar energia para aumentar a clareza mental, tendo como resultado funções fisiológicas otimizadas.
Com mais recursos liberados pela ausência do esforço da digestão, os processos fisiológicos continuarão sem problemas e, uma vez que o glicogênio no sangue termine, o corpo continuará a alimentar as funções fisiológicas com a energia adquirida das células de gordura.
Os benefícios do reparo celular associados ao jejum permitem que seu corpo execute melhor suas funções. O jejum reduz o estresse oxidativo, um dos principais aceleradores do envelhecimento. Desta forma, o jejum ajuda a restaurar a juventude das células do seu corpo, e as células são então muito otimizadas para desempenho.
Melhor Saúde Cardiovascular
Quando falamos sobre saúde cardiovascular, estamos falando essencialmente sobre o estado do coração e, especificamente, seu desempenho na circulação sanguínea.
Os fatores que melhoram