Estudos científicos certificam. Андрей Тихомиров
title>
A Comissão de combate à pseudociência da Academia Russa de Ciências emitiu um memorando "sobre a pseudociência da astrologia" sobre isso. Газете.Ru " disseram os autores do documento.
No memorando, a Comissão resume os principais argumentos contra a astrologia e analisa as evidências científicas sobre as razões para a credibilidade da astrologia, apesar de sua longa e comprovada inconsistência.
Por exemplo, a astrologia não satisfaz os requisitos metodológicos de uma disciplina científica. A popularidade da astrologia é explicada pela massa de erros do pensamento humano, e testes experimentais das declarações dos astrólogos produzem resultados negativos.
"Neste memorando, a Comissão constata que as afirmações dos astrólogos sobre a relação entre a posição dos corpos celestes e as características da personalidade e do destino humano não têm base científica. A astrologia pode servir como entretenimento, mas se afirmações e métodos astrológicos são apresentados como objetivos ou científicos, eles devem ser caracterizados como pseudocientíficos", diz o documento.
A Comissão recomenda que os cidadãos não usem os Serviços de astrólogos na tomada de decisões importantes da vida, pois isso pode ter consequências negativas, e a mídia recusa a publicidade e popularização de serviços astrológicos, instituições astrológicas e cursos.
Os autores do memorando observam que trabalharam no projeto por vários anos. Especialistas de diferentes áreas científicas participaram do memorando: Astronomia, Física, Biologia, Medicina e Estatística.
Do livro Tikhomirova A. E. A magia dos números e astrologia. "ЛитРес", Moscou, 2023, pp. 6-7, 10: "a astrologia é totalmente desprovida de qualquer base científica, nada mais é do que uma superstição pura. No entanto, essa advertência foi uma voz clamando no deserto. Em vez de confiar em sua razão e ser guiado por ela, o público em geral estúpido, apesar de tudo, continua a cair no abismo do irracional. Ao longo dos anos, o mercado de livros foi literalmente inundado com literatura oculta e astrológica, cujo único benefício é uma fonte de renda para seus autores e editores. Nosso tempo herdou superstições de um passado distante, e o grau de sua sobrevivência, prevalência depende de fatores como o sistema social da sociedade, a visão de mundo dominante nela. A astrologia modernizou-se consideravelmente, usando equipamentos eletrônicos e alinhando a linguagem dos horóscopos com o nível e as necessidades da era. A revista feminina, que mostra moda e dá conselhos úteis às donas de casa, publica horóscopos em cada número. A partir deles, podemos ver como a linguagem dos adivinhos modernos mudou. "Todas as mulheres nascidas sob o signo Deнаes entre o dia 20 deste mês e o dia 20 do próximo mês devem tomar cuidado para sair do caminho dos chefes. Touro recomenda que suas alas no início do mês não façam nada importante para não ferir acidentalmente seu amigo de coração…"A nossa sociedade burguesa moderna baseia-se nos princípios do clichê e do lucro por qualquer meio. A astrologia é benéfica para as classes dominantes para semear o obscurantismo e desviar as pessoas da verdade, criando dinheiro a partir de enganar as pessoas crédulas".
Grande Enciclopédia Soviética, segunda edição, editor-chefe S. I. Vavilov. Volume 3, 1950. p. 291: Astrologia (do grego. "estrela" e "doutrina") – um falso ensino, com base no qual eles tentaram prever o resultado das ações tomadas, bem como o futuro de indivíduos e nações inteiras pela localização dos corpos celestes. Hoje em dia, apesar da falsidade absoluta da astrologia, ela continua a florescer em vários países capitalistas. Nos países capitalistas, os livros de astrologia encontram numerosos leitores, e os charlatães encontram clientes".
Há 12 mil anos, o clima do Ártico era quente
O solo ácido não poderia apagar a história: um lugar na Lapônia finlandesa, com 6.500 anos de idade, desafia a compreensão do passado. Arqueólogos fizeram uma descoberta surpreendente ao visitar o Cemitério da Idade da Pedra de Tainiaro, que já foi pensado para ser perdido devido ao solo ácido.
Acreditava-se que havia apenas 40 sepulturas aqui, mas as escavações de 2018 encontraram três vezes mais, potencialmente mais de 200 enterros. O relevo ácido que impede a preservação tradicional não apagou a história deste lugar. O cemitério de 6.500 anos, localizado perto do Círculo Polar Ártico, intriga os pesquisadores com buracos semelhantes a túmulos e ocre vermelho escasso, um corante Ritual do Neolítico.
Конец ознакомительного фрагмента.
Текст предоставлен ООО «Литрес».
Прочитайте эту книгу целиком, купив полную легальную версию на Литрес.
Безопасно оплатить книгу можно банковской картой Visa, MasterCard, Maestro, со счета мобильного телефона, с платежного терминала, в салоне МТС или Связной, через PayPal, WebMoney, Яндекс.Деньги, QIWI Кошелек, бонусными картами или другим удобным Вам способом.