Counseling Alimentar. Como Motivar As Pessoas A Modificar Os Hábitos Alimentares. Roberta Graziano
de abandono que aumentou até mesmo 64%, se fossem considerados só os obesos excluindo aqueles com sobrepeso. Há dois anos o abandono representava 92%.
Foi perguntado aos pacientes que participaram da pesquisa o motivo do insucesso da dieta e as motivações que os levaram a isso, elas estão ilustradas no gráfico na Figura 1. Foram vistos limites devidos à própria dieta, como ter que consumir alimentos diferentes em relação aos outros componentes da família, ter que pesar os alimentos crus, antes de cozinhar, as preparações pouco saborosas, mas pode-se notar também um percentual "de outro motivo" bastante forte, onde provavelmente a esfera dos consumos alimentares cruza com aquela das emoções.
Entre os fatores que impedem com mais frequência o sucesso de uma dieta, temos também:
• O nível sócio-econômico: existe uma relação entre hábitos alimentares incorretos e o baixo grau de escolaridade; por outro lado, basta ver o número de imigrantes que chegam à Itália e que se tornam obesos porque mudam de estilo de vida em relação ao País de origem, melhoram a situação econômica e a disponibilidade de alimentos de alta densidade energética;
• As informações incorretas e os prejuízos na alimentação, não só aqueles provenientes de fontes como a televisão, os familiares, os amigos (“A minha amiga emagreceu quando parou de comer pão e massa”), Internet, mas também informações superficiais ou incompletas de outros operadores da saúde. Informações incorretas, geralmente, induzem também a expectativas não realizáveis;
• Situações ambientais e familiares: ter pouco tempo para a pausa de almoço, fazer turnos, voltar tarde da escola, ter que preparar refeições para muitas pessoas, ter muitas ocasiões sociais;
• Fatores emotivos e estado de humor: são, como é sabido, de importância primária, considerando que se referem porém à pessoa na esfera mais interior e às vezes são assim determinantes a tornar necessário o suporte de outros profissionais, capaz de trabalhar em equipe com aqueles presentes no ambulatório de nutrição.
Por este motivo, as técnicas adotadas para favorecer a melhoria dos hábitos alimentares devem ser concentradas na responsabilização do paciente, a quem devem ser fornecidos instrumentos para fazer as escolhas responsáveis em relação ao alimento.
Estas abordagens compreendem intervenções como diálogo motivacional, utilização do counseling nutricional e das técnicas cognitivo-comportamentais além de ação educativa destinada a melhorar os conhecimentos relativos à composição dos alimentos, suas funções, utilização e associação.
As ações promovidas devem ir além da simples informação, educação, promoção e abordagem prescritiva. Mas a pessoa deve ficar no centro das ações, com as suas necessidades e as suas exigências, deve escolher conscientemente os próprios hábitos de vida e deve ser motivada à mudança tanto na escolha inicial quanto nas fases sucessivas do percurso.
Uma abordagem que inclui uma intervenção sobre a motivação para a mudança parece assim ser mais adequada para obter mudanças nos estilos de vida individuais e a manter comportamentos ligados à saúde no tempo.
Counseling nutricional
Counseling deriva do latim consulo-ĕre, "consolar", "confortar", "vir em ajuda“, cum, "com", "junto", solĕre, "levantar", "elevar", tanto como ato, quanto como "ajuda para levantar-se”, assim se pode traduzir como “Relação na qual a pessoa é assistida nas próprias dificuldades sem renunciar à liberdade de escolha e à própria responsabilidade”.
O counseling é uma intervenção de sustentação de indivíduos ou grupos que precisam de ajuda para resolver um problema ou uma situação desfavorecida.
O objetivo do counseling é acompanhar na descoberta da potencialidade e recursos pessoais, para favorecer uma mudança autodeterminada e responsável.
O counseling nutricional é uma abordagem inovadora no campo nutricional, que desfruta das competências do counseling para educar as pessoas a uma alimentação correta. Nasce também em alternativa à dietoterapia prescritiva, cujo limite principal é dado pela dificuldade de conservar no tempo os resultados alcançados com a dieta.
Конец ознакомительного фрагмента.
Текст предоставлен ООО «ЛитРес».
Прочитайте эту книгу целиком, купив полную легальную версию на ЛитРес.
Безопасно оплатить книгу можно банковской картой Visa, MasterCard, Maestro, со счета мобильного телефона, с платежного терминала, в салоне МТС или Связной, через PayPal, WebMoney, Яндекс.Деньги, QIWI Кошелек, бонусными картами или другим удобным Вам способом.