Tess - Choque De Civilizações. Andres Mann
era menos do que a interessada, mas Karin era persistente. Ele estendeu a sua mão para ela, e cortesia exigiu alguma reciprocidade. Aara olhou para Tess, que acenou com a cabeça. A garota se levantou e seguiu o jovem.
O mais velho Nazari tomou um gole do seu chá.
- Compreendo que o General al-Saadi providenciou um dote generoso para o casamento da sua filha. A nossa religião não o exige, mas fico contente que assim seja. É bom para uma mulher ser financeiramente independente.
O homem, obviamente, não tinha intenção de falar com nenhuma das mulheres presentes na sala. O Jake sentiu que a Tess estava pronta para explodir a blusa, por isso tomou a iniciativa.
- Sr. Nazari, compreendemos que a sua família está em conformidade com os costumes e práticas islâmicas. A nossa preocupação é que a nossa enteada Aara não tenha sido educada na religião. Gostaríamos de discutir como poderíamos gerir os arranjos se Aara e Karin entrassem em casamento.
O homem respondeu a Jake.
- Não vejo nenhum problema, Sr. Vickers. A rapariga Aara deve converter-se ao Islão e cumprir com os nossos costumes como é próprio.
Tess ficou instantaneamente irritada e não podia se importar menos que, como mulher, não era suposto ela se envolver na discussão.
- Sr. Nazari, a nossa filha foi criada como uma jovem moderna, educada, com planos e aspirações que podem não ser compatíveis com as restrições da prática islâmica. Será que a sua educação seria um obstáculo a esta união?
Nazari parecia aborrecido com a temeridade de uma mulher que falava sem permissão, e novamente dirigiu a sua resposta a Jake.
- Como eu disse, a menina se converterá ao Islamismo. Ela será tutelada sobre os princípios da nossa religião e educará os seus filhos como subditos de Alá.
Tess não foi intimidada.
- Receio que um regime religioso rigoroso seja um problema para Aara. Ela é uma mulher moderna.
Nazari novamente dirigiu as suas observações em direção a Jake.
- A religião não deve ser um problema. Tenho certeza de que você sabe que o islamismo é uma das três grandes religiões Abraâmicas. Como o Judaísmo e o Cristianismo, a nossa religião foi fundada por um descendente de Abraão. Cremos em Moisés e Jesus, que a paz esteja com eles, e na Torá e no Evangelho originais, como foram revelados aos profetas. Cremos nos Dez Mandamentos. Cremos em Deus, nos Seus anjos, nas Suas escrituras e profetas, no Dia do Juízo e no céu e inferno, e no Decreto e na Medida Sábia de Deus, e no livre arbítrio do Homem. Estes são os artigos essenciais da Fé Islâmica. Algumas pessoas pensam que temos um Deus diferente porque usamos o nome da língua árabe para Deus, "Alá". O importante é que, quer sejamos cristãos, judeus ou muçulmanos, todos nós oramos ao mesmo Deus. Nós acreditamos que Deus enviou um mensageiro para cada nação com a mesma mensagem: Creiam em um só Deus e sejam justos uns para com os outros.
Tess ficou impressionada com a narrativa fluente de Nazari, mas não estava pronta para desistir agora.
- Você esperaria que Aara cobrisse a cabeça e usasse traje islâmico?
Nazari ainda se recusou a olhar para ela e respondeu a Jake.
- No Irão, preferimos o traje islâmico para as mulheres porque significa modéstia e virtude, muitas das quais faltam na cultura ocidental. Não promovemos a libertinagem e a luxúria. As nossas mulheres são acarinhadas, honradas e protegidas. Tenho certeza de que você concorda que a cultura contemporânea sem leme no Ocidente levou a um colapso moral, a uma luxúria desenfreada, a um comportamento imprudente e a gravidezes indesejadas.
- Você está a exagerar, Sr. Nazari, - contra-atacou Tess. - Você não reconhece que o verdadeiro problema é que estamos a experimentar um choque de civilizações. Os muçulmanos de hoje parecem estar em guerra com o resto do mundo. Considere as ações terríveis do ISIS e da Al-Qaeda e o facto de líderes como o Assad na Síria massacrarem o seu próprio povo. Erdogan na Turquia está a tentar voltar atrás para devolver a única república democrática do Médio Oriente à tirania islâmica. Não se pode afirmar que as suas acções sugerem uma prática religiosa adequada.
Nazari agora apareceu como um homem que estava a carregar um pesado fardo.
- O ISIS e a Al-Qaeda estão a tentar sequestrar o Islão. Eles são pecadores. Os jihadistas do ISIS pensam que estão praticando o puro islamismo, mas a sua teologia é muito imperfeita. Eles interpretam selectivamente passagens do Alcorão fora do contexto histórico, e aceitam de forma infame e questionável o hadith "fraco", os ditos e feitos do profeta Maomé, e interpretam-nos demasiado. Eles violam o respeito pelo "Povo do Livro", judeus, cristãos, zoroastrianos e defendem o assassinato de todos os que discordam das suas opiniões extremistas, principalmente os muçulmanos xiitas. A maioria dos principais clérigos muçulmanos condenou o ISIS.
Конец ознакомительного фрагмента.
Текст предоставлен ООО «ЛитРес».
Прочитайте эту книгу целиком, купив полную легальную версию на ЛитРес.
Безопасно оплатить книгу можно банковской картой Visa, MasterCard, Maestro, со счета мобильного телефона, с платежного терминала, в салоне МТС или Связной, через PayPal, WebMoney, Яндекс.Деньги, QIWI Кошелек, бонусными картами или другим удобным Вам способом.