O Livro de Urântia. Urantia Foundation

O Livro de Urântia - Urantia Foundation


Скачать книгу
esclarecida. Os professores dão o esclarecimento; o posto ocupado no universo e o status do ser ascendente proporcionam a oportunidade para a experiência; a aplicação sábia nesses dois pontos aumenta o caráter.

      37:6.4 (412.4) Fundamentalmente, o sistema educacional de Nébadon vos proporciona certo empenho em uma tarefa e então vos dá a oportunidade de receber a instrução quanto ao método ideal e divino para melhor cumprir tal tarefa. É-vos dada uma tarefa definida a cumprir, e, ao mesmo tempo, é-vos proporcionado o acesso aos mestres qualificados para instruir-vos pelo melhor método de executar a tarefa, proposta no vosso compromisso. O plano divino de educação proporciona a associação íntima do trabalho e da instrução. Nós vos ensinamos como melhor executar as coisas que vos mandamos fazer.

      37:6.5 (412.5) O propósito de todo esse aperfeiçoamento e experiência é preparar-vos para serdes admitidos em esferas mais altas e mais espirituais do superuniverso. O progresso, dentro de qualquer domínio, é individual, mas a transição de uma fase para a outra é feita geralmente em classes grupais.

      37:6.6 (412.6) O progresso na eternidade não consiste apenas no desenvolvimento espiritual. As assimilações de ordem intelectual também são uma parte da educação universal. A experiência da mente é ampliada, de modo equilibrado, junto com a expansão do horizonte espiritual. Oportunidades equivalentes de aperfeiçoamento e avanço são dadas à mente e ao espírito. Mas em toda essa educação magnífica, para a mente e o espírito, vós estareis, para sempre, livres das limitações da carne mortal. Não mais tereis que estar constantemente arbitrando, em meio a tanta divergência, entre a vossa natureza espiritual e a material. Finalmente estareis qualificados para gozar do impulso unificado de uma mente glorificada, já há muito despojada das tendências primitivas animalizadas para as coisas materiais.

      37:6.7 (413.1) Antes de deixar o universo de Nébadon, será dada, à maioria dos mortais de Urântia, a oportunidade de servir, por um período mais longo ou mais breve, como membros do corpo de Supervisores Celestes de Nébadon.

      37:7.1 (413.2) Os Mestres dos Mundos das Mansões são querubins glorificados recrutados. Como a maioria dos outros instrutores nas suas missões em Nébadon, eles são designados pelos Melquisedeques. Funcionam na maior parte dos empreendimentos educacionais da vida moroncial; e o número deles vai muito além da compreensão da mente mortal.

      37:7.2 (413.3) Como um nível a ser alcançado pelos querubins e sanobins, o de Mestres dos Mundos das Mansões receberá consideração posterior no próximo documento, pois, professores com um importante papel na vida moroncial, eles serão dignos de uma abordagem mais completa no documento com o seu nome.

      37:8.1 (413.4) Além dos centros de potência e dos controladores físicos, são designados, de modo permanente, para o universo local alguns seres espirituais de origem elevada da família do Espírito Infinito. Das ordens mais elevadas de espíritos, da família do Espírito Infinito, as abaixo assinaladas são designadas do modo seguinte:

      37:8.2 (413.5) Os Mensageiros Solitários, quando funcionalmente vinculados à administração do universo local, prestam um serviço valioso a nós, nos nossos esforços de superar os obstáculos das limitações do tempo e do espaço. Quando não designados desse modo, nós, do universo local, não temos absolutamente qualquer autoridade sobre eles, mas, ainda então, esses seres singulares estão sempre prontos para ajudar-nos na solução dos nossos problemas e no cumprimento dos nossos mandados.

      37:8.3 (413.6) Andovôntia é o nome do terciário Supervisor de Circuito do Universo, estacionado no nosso universo local. Ele ocupa-se apenas dos circuitos espirituais e moronciais, não com aqueles sob a jurisdição dos diretores de potência. Foi ele quem isolou Urântia, no tempo da traição de Caligástia ao planeta, durante os períodos de provações da rebelião de Lúcifer. Ao enviar cumprimentos aos mortais de Urântia, ele expressa o prazer da antecipação da restauração, em alguma época, da ligação do vosso planeta aos circuitos do universo da sua supervisão.

      37:8.4 (413.7) O Diretor do Censo de Nébadon, Salsátia, mantém o seu núcleo central no setor de Gabriel em Sálvington. Torna-se automaticamente sabedor do nascimento e da morte da vontade; e registra o número exato de criaturas de vontade que, a cada momento, funciona no universo local. E trabalha em estreita associação com os registradores da personalidade, domiciliados nos mundos dos registros dos arcanjos.

      37:8.5 (413.8) Um Inspetor Associado é residente em Sálvington. É o representante pessoal do Executivo Supremo de Orvônton. Colaboradoras suas, as Sentinelas Designadas para os sistemas locais, são também representantes do Supremo Executivo de Orvônton.

      37:8.6 (414.1) Os Conciliadores Universais são as cortes itinerantes dos universos do tempo e do espaço; funcionando desde os mundos evolucionários, até cada uma das seções do universo local e ainda além. Esses árbitros são registrados em Uversa; o número exato deles, operando em Nébadon, não está registrado, mas estimo que haja aproximadamente cem milhões de comissões conciliadoras no nosso universo local.

      37:8.7 (414.2) De Conselheiros Técnicos, as mentes jurídicas do reino, temos a nossa cota, de cerca de meio bilhão. Esses seres são as bibliotecas vivas e circulantes de leis experienciais para todo o espaço.

      37:8.8 (414.3) De Registradores Celestes, serafins ascendentes, temos setenta e cinco tipos em Nébadon. Esses são os registradores ou supervisores mais experientes. Os estudantes adiantados dessa ordem em aperfeiçoamento chegam ao número aproximado de quatro bilhões.

      37:8.9 (414.4) A ministração feita pelos setenta bilhões de Companheiros Moronciais em Nébadon está descrita nas narrativas que tratam dos planetas de transição dos peregrinos do tempo.

      37:8.10 (414.5) Cada universo tem o seu próprio corpo angélico nativo; contudo, há ocasiões nas quais é muito útil ter a assistência desses altos espíritos, cuja origem é externa à criação local. Os supernafins executam certos serviços raros e exclusivos; o atual dirigente dos serafins de Urântia é um supernafim primário do Paraíso. Os seconafins refletivos encontram-se onde quer que o pessoal do superuniverso esteja funcionando, e uma grande quantidade de tertiafins está prestando um serviço temporário como Assistentes Mais Elevados.

      37:9.1 (414.6) Como no caso do universo central e do superuniverso, o universo local tem as suas ordens de cidadania permanentes. Estas incluem os seguintes tipos criados:

      37:9.2 (414.7) 1. Susátias.

      37:9.3 (414.8) 2. Univitátias.

      37:9.4 (414.9) 3. Filhos Materiais.

      37:9.5 (414.10) 4. Criaturas ou Seres Intermediários.

      37:9.6 (414.11) Esses nativos da criação local, junto com os mortais ascendentes fusionados ao Espírito e os espironga (que são classificados de outro modo), constituem uma cidadania relativamente permanente. Essas ordens de seres, de um modo geral, não são nem ascendentes nem descendentes. Todos eles são criaturas experienciais; a sua experiência crescente, contudo, permanece disponível para o universo, no seu nível de origem. Se bem que não seja inteiramente verdadeiro no caso dos Filhos Adâmicos e dos seres ou criaturas intermediárias, isso é relativamente verdadeiro para essas outras ordens.

      37:9.7 (414.12) Os Susátias. Estes seres maravilhosos residem e funcionam como cidadãos permanentes em Sálvington, sede-central deste universo local. Eles são uma progênie brilhante do Filho Criador e do Espírito Criativo e estão intimamente relacionados aos cidadãos ascendentes do universo local, os mortais fusionados ao Espírito, do Corpo de Perfeição de Nébadon.

      37:9.8 (414.13) Os Univitátias. Cada um dos agrupamentos de cem constelações,


Скачать книгу