Jejum Para Principiantes. Carlo Dixon
Bata de novo.
3 Adicione suco de limão, tâmaras, e cubos de gelo. Bata os ingredientes até ficar cremoso e homogêneo.
4 Coloque a vitamina em um copo. Aproveite!
Vitamina de kiwi e espinafre
Tempo de preparo: Dez minutos
Rendimento: Duas porções
Informação nutricional: Calorias: 102 | Proteínas: 3.6g | Carboidratos: 21.3g | Gordura: 2.2g | Fibras: 3.1g
Ingredientes
Um kiwi (em pedaços)
Uma banana (em pedaços)
Uma xícara de folhas de espinafre
Três quartos de xícara de leite de amêndoas
Uma colher de sopa de sementes de chia
Quatro cubos de gelo
Modo de fazer:
1 Adicione banana, kiwi, e folhas de espinafre no liquidificador. Bata os ingredientes até ficar cremoso.
2 Adicione sementes de chia, cubos de gelo, e leite de amêndoas. Bata de novo por um minuto.
3 Despeje a vitamina em copos e sirva.
Vitamina de abacate
Tempo de preparo: Dez minutos
Rendimento: Duas porções
Informação nutricional: Calorias: 345 | Proteínas: 9.1g | Carboidratos: 47.8g | Gordura: 16.9g | Fibras: 6.7g
Ingredientes
Um abacate maduro (dividido, sem caroço)
Uma xícara de leite
Meia xícara de iogurte de baunilha
Oito cubos de gelo
Três colheres de sopa de mel
Modo de fazer:
1 Adicione abacate, iogurte de baunilha, e leite no liquidificador. Bata os ingredientes até que estejam homogêneos e cremosos.
2 Adicione mel e cubos de gelo. Bata os ingredientes para deixar a mistura homogênea.
3 Sirva logo.
|
|
Capítulo 1: O que é jejum?
Introdução ao jejum
Últimas pesquisas e estudos a respeito do jejum
Em uma pesquisa publicada pelo Springer Journal, constatou-se que o jejum auxilia na luta contra a obesidade. O estudo, liderado por Kyoung Han Kim e Yun Hye Kim, teve com objetivo rastrear os efeitos do jejum em células adiposas. Eles colocaram um grupo de ratos em um período de quatro meses de jejuns intermitentes, onde os animais foram alimentados por dois dias, e depois levados a um dia de jejum. No final, o grupo de ratos em jejum pesava menos que aquele que não fez jejum, embora todos tenham consumido a mesma quantidade de alimento. O grupo de ratos em jejum registrou uma queda no aumento de gordura ao redor das células adiposas. A explicação foi que a gordura tinha sido convertida em energia, quando a glicose se tornou insuficiente. (www.sciencedaily.com/releases/2017/10/171017110041.htm)
Em novembro de 2017, pesquisadores de Harvard estabeleceram que o jejum pode induzir a uma vida mais longa, bem como minimizar os efeitos do envelhecimento. Descobriu-se que o jejum revitaliza as mitocôndrias. Estas são organelas responsáveis pelas centrais de energia do corpo. Nesse estado revigorado, as mitocôndrias otimizam as funções fisiológicas, proporcionando o retardo do processo de envelhecimento. O jejum também promove baixos níveis de glicose, o que melhora a saúde da pele e impulsiona o sistema imunológico. (https://newatlas.com/fasting-increase-lifespan-mitochondria-harvard/52058/)
Sebastian Brandhorst, um pesquisador baseado na Universidade de Southern California, descobriu que o jejum tem um impacto positivo na saúde do cérebro. O jejum induz baixos níveis de açúcar no sangue, fazendo com que o fígado produza corpos cetônicos que vão para o cérebro, no lugar dos açúcares. Os corpos cetônicos são fontes de energia muito mais estáveis e eficientes que a glicose. Os pesquisadores da mesma universidade têm postulado que o jejum minimiza as chances do diabetes e outras doenças degenerativas. Além disso, descobriram que o jejum induz a baixa produção do hormônio IGF-1, o qual é um catalisador do envelhecimento e surgimento de doenças. (https://www.cnbc.com/2017/10/20/science-diet-fasting-may-be-more-important-than-just-eating-less.html)
Efeitos biológicos do jejum
Limpa o organismo
Nossos corpos guardam uma quantidade enorme de toxinas, e essas denunciam sua presença através de sintomas como: baixa energia, infecções, alergias, mau humor, inchaços, confusão, entre tantos outros.
A eliminação das toxinas do seu corpo trará um bem enorme a você, uma vez que seu organismo será ‘atualizado’ e começará da forma ideal. Existem muitas formas de fazer a limpeza no corpo: hidroterapia, meditação, dietas orgânicas, ervas, ioga, etc.
Contudo, uma das formas mais eficientes de limpar seu organismo é através do jejum. Quando você começa a jejuar, você permite que seu corpo leve a energia que foi usada na digestão para a eliminação de toxinas.
Melhora da saúde cardíaca
Estudos mostram que as pessoas que fazem jejuns constantes são menos suscetíveis a doenças coronarianas. O jejum combate a obesidade, e a obesidade é o caminho para doenças cardíacas. Ele também purifica o sangue, provocando assim um aumento do fluxo de sangue no corpo.
Melhora o sistema imunológico
O jejum livra o corpo de toxinas e radicais livres, promovendo assim uma melhoria do sistema imunológico, minimizando as chances de doenças degenerativas como o câncer. O jejum também reduz as inflamações.
Melhora os movimentos intestinais
Um dos problemas no consumo regular de alimentos é que estes meio que obstruem o estômago, causando indigestão. Você pode passar dias sem visitar o sanitário para fazer o número dois. Mas quando você jejua, os recursos de seu corpo não irão entupir seu corpo com alimentos indigestos, fazendo com que seu intestino fique livre. Além disso, o jejum promove o surgimentos de bactérias benéficas.
Induz o estado de alerta
Quando o seu estômago está cheio pela ingestão de alimentos indigestos (“lixo”), você fica mais sujeito a estados de letargia cerebral. Você para de se concentrar nas tarefas e apenas se senta e deixa as horas passarem, arrotando e cuspindo. Mas quando você jejua, sua mente fica mais clara, facilitando