Negociação De Cryptomoeda Pró. Alan T. Norman
em relação à negociação, o que leva a erros repetidos.
Portanto, ao negociar, você precisa desligar suas emoções, pois, elas terão um impacto no seu gráfico (análise técnica) de uma maneira ou de outra. Pense não apenas como analista, mas também como psicólogo. Identifique emoções nas fases iniciais e interrompa-as a tempo.
Para entender a psicologia do mercado, você também precisará estudar algumas de suas leis, uma certa lista de regras reveladas no mercado.
A lei do acaso. Você nunca sabe o que pode acontecer no próximo momento; portanto, esteja sempre pronto para tudo — com grandes retornos e perdas. Portanto, leve em consideração possíveis acidentes ao fazer seus cálculos de mercado.
Lei de Sod. Você pode fazer cálculos e previsões perfeitas e receber aparentemente confirmação de 100%, mas alguém muda as regras do jogo quando você faz um acordo. Nunca se esqueça de tal probabilidade. Esteja pronto para alterar as regras do jogo.
Lei do otimismo. As pessoas tendem a exagerar as hipóteses de ganhar. Esse exagero pode pressioná-lo a fazer acordos com os preços mais impensáveis e com os primeiros oferecidos. Às vezes, seu pior inimigo é você mesmo!
A lei de causa e efeito. Se você observar algum movimento, tente encontrar o motivo que o causou. Recomendo não fazer negócios sem entender o que faz o preço se mover em uma direção ou outra. Não há movimento sem uma razão.
Baleias no mundo da criptografia
Você provavelmente já ouviu falar que o mercado de criptomoedas é “habitado” por hamsters, baleias e muitas outras espécies de animais. Isso pode parecer ridículo, mas é verdade. Imagine que o mercado de criptomoedas é o oceano. Consequentemente, os comerciantes habituais são pequenos peixes, os grupos de bombeamento são tubarões e os maiores proprietários de ativos são baleias. Acredita-se que as baleias controlem o mercado de criptomoedas e possam entrar em colapso a qualquer momento. Mas é assim e os investidores comuns (como nós) podem se beneficiar das ações das baleias? Vamos ver!
Quem são as baleias no mercado de criptomoedas?
Baleias são grandes jogadores que possuem grandes quantidades de criptomoedas e podem gerenciar o mercado comprando e vendendo ativos.
Essas baleias abrigam até no mercado de ações comum, mas têm muito mais oportunidades no mercado de criptomoedas:
A capitalização de mercado de criptomoeda (cerca de US $300 bilhões) é muito menor, por isso é muito mais fácil acumular um grande número de moedas em suas mãos do que tentar se tornar uma baleia em um mercado convencional (com uma capitalização de US $65 trilhões).
As baleias podem gerenciar grandes somas sem sentir pressão de bancos e reguladores financeiros, pois, não há regulamentação em larga escala, apesar das realidades do controle estatal mais rigoroso sobre a criptomoeda.
mercado de criptomoedas ainda é muito jovem e opera de acordo com as leis não típicas do mercado tradicional. O preço de uma criptomoeda é determinado pela demanda e grandes detentores de ativos podem manipulá-lo.
A principal característica das baleias é que elas possuem grandes quantidades de criptomoeda e seu principal objetivo é gerenciar o preço dessa criptomoeda para benefício próprio. Para esse fim, uma moeda deve ser muito popular e demandada.
Todos os dias, milhares de pequenos peixes (investidores comuns) despejam seu dinheiro no oceano comum, enquanto as baleias estão colhendo seus benefícios. É por isso que o mercado de Bitcoin é de particular interesse para essas baleias.
Vamos agora resolver que tipos de baleias vivem no mercado de criptomoedas:
Os primeiros adotantes do Bitcoin, que foram os primeiros a minerar ou comprar grandes quantidades de moedas e agora têm milhares, ou mesmo dezenas de milhares de Bitcoin em suas contas.
Investidores ricos, que conseguiram comprar grandes quantidades de Bitcoin nos primeiros dias de sua popularidade.
Grandes investimentos e fundos de hedge
Grandes empresas que podem comprar ou extrair um grande número de moedas para seu próprio benefício (por exemplo, trocas de criptomoedas ou produtores de equipamentos de mineração).
De acordo com os dados mais recentes, no momento da redação deste artigo, cerca de 80% de todo o Bitcoin minerado pertencia a 110 pessoas. São as baleias que têm alavancas reais de influência no preço de mercado do Bitcoin.
Aqui está uma pequena lista das baleias Bitcoin mais famosas:
Roger Ver (150.000 BTC)
Binance Exchange (160,000 BTC)
Bitfinex exchange (190,000 BTC)
Bitmain company (350,000 BTC)
Winklevoss twins (450,000 BTC)
criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto (ele é dono de um milhão de moedas).
Se você acha que apenas o Bitcoin está concentrado nas mãos de um círculo estreito de baleias, você está enganado. O mesmo vale para outros tipos de criptomoeda. Por exemplo, 40% de todas as moedas do Ethereum estão localizadas nas 100 principais carteiras de criptografia dessa moeda. Com as criptomoedas Qtum, Gnosis e Storj, esse número chega a 90%.
As baleias Bitcoin são as mais influentes no mercado, porque o bitcoin tem a maior capitalização e valor de mercado de qualquer moeda.
Apesar de todos esses fatos, ouço quase diariamente as exclamações dos céticos de que não existem baleias, e um pequeno grupo de pessoas não consegue administrar o preço da criptomoeda. Mas os fatos permanecem fatos e falam por si. Pessoas com uma quantidade colossal de criptomoedas em suas carteiras podem gerenciar todo o mercado.
Então, quais estratégias as baleias usam no mercado de criptomoedas?
Vou destacar várias estratégias que as baleias usam no mercado de criptomoedas.
Enxague e repita. O principal truque dessa estratégia é reduzir o preço de uma determinada criptomoeda, tanto quanto possível, para poder comprá-la pelo preço mais baixo um pouco mais tarde. Implementar essa estratégia é como pegar doces de um bebê: a baleia vende seus ativos em grande escala a um preço abaixo do mercado, e o pequeno peixe-comum, assustado com o colapso das criptomoedas, também começa a vender seus ativos. Como resultado, o preço da criptomoeda cai ainda mais baixo e a baleia compra moedas a esse preço caído. A compra em larga escala faz o preço subir novamente e a baleia repete seu ciclo.
Aqui está um exemplo. Uma baleia tem 10 000 BTC. O preço atual é de US $6.000, e a baleia estabelece pedidos para vender Bitcoin por US $5.800. Suponha que ele “jogue fora” 6 000 BTC no mercado. Tendo notado isso, os comerciantes comuns decidem que o Bitcoin segue a tendência de baixa ou entra em colapso. Assim, eles começam a se livrar de seus ativos. Se ele se tornar maciço (é o que as baleias estão tentando alcançar), o preço do Bitcoin pode cair para US $5.000 ou até mais baixo. Nesse caso, a baleia devolverá seus 6 000 BTC, que ele havia vendido anteriormente, e compraria mais moedas a um preço reduzido.
E agora vamos contar. A baleia vendeu seus 6 000 BTC por US $34 milhões. Se o preço cair para US $5.000, ele poderá comprar 7 000 BTC por esse dinheiro. Ou seja, seu lucro sujo totalizará US $5 milhões. Essa é apenas uma rodada de “lavagem”, e a baleia está interessada em “enxaguar” o máximo de moedas possível dos comerciantes comuns.
Falsificação. O principal objetivo de uma baleia nessa estratégia é fazer com que outros jogadores acreditem no colapso ou no crescimento de uma determinada criptomoeda. Para fazer isso, a baleia nem precisa