Nakba. Aníbal Alves
© Editora Gato-Bravo, 2019
Não é permitida a reprodução total ou parcial deste livro nem o seu registo em sistema informático, transmissão mediante qualquer forma, meio ou suporte, sem autorização prévia e por escrito dos proprietários do registo do copyright.
editor Marcel Lopes
coordenação editorial Paula Cajaty
revisão Inês Carreira
diagramação Aline Martins | Sem Serifa
projecto gráfico e capa 54 Design
Título
Nakba: holocausto na Palestina
Autor
Aníbal Alves
isbn 978-989-8938-36-7
gato·bravo
rua de Xabregas 12, lote A, 276-289
1900-440 Lisboa, Portugal
tel. [+351] 308 803 682
editoragatobravo.pt
O Senhor teu Deus te dará grandes cidades que não construíste, casas cheias de todas as coisas boas que não fabricaste, e vinhas e oliveiras, que não plantaste… (Deut. 6, 10 e 11)
Sumário
Do autor
Por princípio detesto dar a conhecer o meu currículo e prefiro dar o parecer: sou um cidadão do mundo!
Nasci nesta pequena aldeia onde o roble botou raízes profundas e a paz acontecia com o arruivar do crepúsculo, aqui, onde nasce ainda a “nortada” do setentrião. No descer desta colina, o orvalho da aurora arroubava a alma e o sol mimava e aquecia as flores tenras da rosa. À minha porta passava um ribeiro de águas tão transparentes que, no seu espelho, eu contemplava a dama da noite e meditava no porvir. Não existe mais, tão pouco a paz. Tudo é um destroço nos papéis rasgados da ecologia e da quietude.
Depois de muitos anos a calcorrear o mundo — Europa, África e Ásia — chegou o tempo em que o corpo tem saudade da velha casa. Outros sonhos e outra luz impulsionaram a mente para o bucólico ambiente onde a abelha suga o mel. Foi aqui que o sonho nasceu: escrever um livro! Aos 63 anos, depois de arrumar a “ganga”, prisioneiro dessa fantasia, mas livre nos passos, comecei a erigir a presente realidade e, neste momento, no término de 2011 e no limiar dos 72, tenho 12 livros escritos e umas dezenas de contos. Além do “sonho”, foi também o afã de me livrar do tédio e da rotina que me espicaçou a escrita. Outro dos objetivos que me levaram a escrever foi o de acordar aqueles que já desistiram: que já não sonham, não se indignam, já não choram — limitam-se a ver o tempo passar, perderam a capacidade de reagir, de viver cada dia. A esses que se limitam a assistir à própria decadência física e intelectual, informo-os que o tempo é uma medida que está dentro de nós, mas não está em relação connosco.
Aníbal Alves
Livros escritos pelo autor:
O Cruel Josué — Narrativa bíblica — O genocídio dos povos habitantes da Palestina por Josué, o cruel comandante judeu. (2009)
Segredos da Aldeia — Romance — Uma história amorosa e passional passada numa aldeia portuguesa, na memória do tempo da ditadura fascista de Salazar. (2006)
Sofia e os Nenúfares — História juvenil (9 aos 14 anos) — Um livro que aproveita a fantasia para render culto à ecologia. (2004)
Swinging 60/70 — Romance erótico — Desinibidor, revolucionário e sensual, uma reflexão sobre a prática do swing como terapia para a estabilidade de um matrimónio. (2008)
Sinais de Jeová — Contos bíblicos — Relatos sentimentais em eros e phillos de algumas das personagens do Antigo Testamento. (2008)
Ecos de Vida — Contos do quotidiano — Episódios de vida e exposição sentimental de paixões e amores de personagens no dia a dia. (2009)
Ecos de Vida II — Relatos de vidas — Contos de vivências sentimentais narradas ao pormenor. (2010)
A Catequista — Um romance de amor que é ao mesmo tempo uma reflexão sobre a hipocrisia do celibato — Quando um jovem padre é obrigado a escolher entre o amor e um voto divino. (2011)
Eu venci o cancro da mama (esta é a história da minha luta) — Uma descrição verdadeira, pormenorizada e íntima que pode servir como guia pedagógico para quem sofre deste terrível flagelo. (2011)
Alinhavos (do ontem para o agora) — Livro de poemas recolhidos de uma arca de velharias e que retratam a diversificação do pensamento consoante as várias épocas da nossa vivência. (2012)
Boninas cadentes — Livro de poesia que é, ao fim e ao cabo, uma projeção das emoções encerradas no sentimento do autor. (2012)
A Sábia Bola do Guilherme — Um livro de contos infantis dedicado ao meu neto e que faz parte da pedagogia ao serviço da educação de crianças. (2014)
Nakba — Holocausto na Palestina — Um livro que confirma que o ódio poderá ser o anjo caído do amor, mas o mais nobre sentimento humano vence até o mais cruel horror. (2015)
Prólogo
Ao escrever este romance desejo firmar a minha fé no amor e demonstrar que este sentimento é possível mesmo num meio onde o anjo do ódio domina.
Também é meu objetivo ressalvar o antagonismo judeu para com estes facínoras sionistas que iniciaram o terrorismo na Palestina, como arma para praticarem a limpeza étnica sobre os verdadeiros nativos do território